quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A fascinante Aurora Boreau


aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.



 aurora boreal pode ser vista durante a noite ou no final da tarde, e são vistos, a olho nu, luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas, verde-amarelada.
As auroras vermelhas, que aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigênio, enquanto que as azuis se devem as moléculas de hidrogeno. As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz de dia e, por isso, não são vistas no Verão.
Elas tomam a forma de arcos homogêneos junto ao horizonte, bandas irregulares que se unem para formar as auroras móveis em forma de cortina, semelhantes a nuvens com limites pouco nítidos, raios que se separam formando leque. Também há formação de uma coroa boreal brilhante, formada no zênite magnético, onde parecem convergir todos os raios e luz difusa. 

A aurora boreal é vista geralmente nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares. No hemisfério sul, a aurora boreal é conhecida como aurora austral. A aurora boreal pode ser reproduzida artificialmente, por exemplo, através de explosões nucleares ou em laboratório.
No nosso planeta é possível ver esses fenômenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia, Ilhas Faroé etc.








Espero que tenham gostado!!

Bjs!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário: