sábado, 27 de setembro de 2014

Ditadura da beleza - pelos, porque não tê-los? Um convite a reflexão.


A ditadura da beleza nada mais é que uma violência contra a mulher.

Vivemos em uma sociedade em que as mulheres sofrem na busca da beleza inalcançável. 
O corpo perfeito virou sinônimo de felicidade. Só é feliz quem se encaixa naquele padrão.
Por mais se tente, o corpo perfeito está a cada dia mais distante de nós...  daí vem a frustração...
Depressão, mutilação, baixa auto-estima, percebemos que essa ditadura é psicológica, porém ela é destaca quando se interfere na saúde física com cirurgias e transtornos alimentares.
Hoje o Brasil lidera o rankin de cirurgias plásticas no mundo.

 Cultura do belo inverte pirâmide das necessidades humanas 

O psicólogo estadunidense Abraham Maslow tem uma teoria que dá uma idéia da inversão de valores imposta pela ditadura da beleza. Maslow divide as necessidades humanas em seis categorias. A primeira delas é a fisiológica (comer, dormir, etc.). Na seqüência vem a segurança, a filiação, o amor, a estima e auto-realização. A estética vem em último lugar.   

Essa inversão interessa principalmente aos laboratórios de remédios, indústrias de cosméticos, agências de beleza e à mídia. “A mídia e o marketing sabem que o belo é uma boa mercadoria”. 

Um dos efeitos negativos da inversão dessa pirâmide é a separação entre o belo e o bom. Para o filósofo, essa segregação gera uma violência que pode ser pior que a explícita. “Porque a mulher está sendo violentada e não consegue gritar. O ser que a violenta não é palpável. A mídia o colocou dentro dela”. 

Mas apesar desse padrão imposto pela sociedade, vejo uma galera vindo na contra-mão e questionando estes padrões de maneira poética, questionando o padrão estético "sem pelos" e a ditadura da depilação.
A ideia é despertar a reflexão sobre a naturalidade dos pelos em nossos corpos e o asco que passaram a gerar nas décadas mais recentes.

Cameron Diaz é contra a depilação: 'Os pelos são como uma linda cortina'


Agora me diga, quem não quer ter a beleza da atriz hollywoodiana Cameron Diaz? Com 42 anos, a loira  lançou um livro com dicas de beleza, saúde e bem-estar. Entre outros assuntos, Cameron se posiciona contra a depilação íntima. "Os pelos púbicos servem como uma linda cortina àquele que talvez esteja cortejando a sua sexualidade. Eles mantêm os seus tesouros privados, o que pode atiçar um amante a dar uma olhada no que você tem para oferecer", filosofa a atriz.




Depois de queimar sutiãs, é hora de queimar lâminas, pinças e a temida cera quente



O coletivo Além criou um Tumblr chamado Pelos Pelos para publicar um ensaio político-poético que questiona o padrão estético "sem pelos" e a ditadura da depilação. 
Para os autores do Tumblr a depilação consiste numa mutilação, um padrão criado por uma sociedade machista e opressora. Núbia Abe, 27, é catarinense, Mateus Lima, 26, mineiro e, segundo a própria descrição no Tumblr da dupla, ambos (sobre)vivem em São Paulo. A ideia com a criação do coletivo de artistas Além é o comprometimento com uma produção artística irreverente que estimule a reflexão e a desconstrução de padrões.


"Ensaio político-poético, composto de imagens, que se propõe a causar reflexão sobre a naturalidade dos pelos em nossos corpos. É necessário pensar por que são geradores de tanto asco e por que nos mutilamos frequentemente para nos livrarmos deles. Compreendemos que vivemos em uma sociedade permeada por um machismo que corrói nossas relações e comportamentos, que define opressão cruel às mulheres, e buscamos combatê-lo!"

Convido todos a conhecerem a página PELOS PELOS do Tumblr e a refletir sobre o que é belo, o que é natural.
Espero que tenham gostado! Deixem comentários. Bjs!







Referencias:http://pelospelos.com.br/
http://www.piratininga.org.br/novapagina/leitura.asp?id_noticia=3923&topico=G%EAnero
https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/coletivo-de-artistas-questiona-o-padrao-estetico-sem-pelos-e-a-ditadura-da-depilacao/




4 comentários:

  1. Tenho opiniões contrárias sobre esse assunto... Os pelos da área intima da mulher deveriam ser mantidos por questões médicas, como esse artigo explica. Eu, particularmente, sou mais do time da estética... Não me depilo porque o outro vai gostar, e sim porque me incomoda. haha

    Tô seguindo aqui!
    Beijos!!
    JéssikaSantiago.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssika, obrigada por comentar. Então, eu tbm sou do time da estética, adoro me depilar, mas defendo o direito das pessoas não se depilarem tbm e não serem mal vistas por conta disso. Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Eu particulamente não curto pêlos, me incomodam demais em todos os lugares, mas se a pessoa gosta de ter pêlos, pq não?
    Acho que cada um tem sua opnião e deve segui-la independente da opnião dos outros !
    Parabéns pelo blog !
    espero voce no nosso www.luvup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de mulheres com pelos. É mais natural, mais bonito, mais fofo. Atualmente eu sou a minoria dos homens. Os mais antigos ainda gostam de pelos. Infelizmente, por causa da propaganda e cultura criada pela indústria da "beleza" (que quer deixar todo mundo igual, padronizado), poucas têm pelos hoje em dia. E essa obrigação de se depilar está indo também para os homens. Tudo em nome do dinheirinho da indústria da "beleza".

    Obs: O pelo só incomoda se você se depilar, porque quando ele começa a crescer, ele pode ficar pinicando. Na minha opinião, só aparar o excesso para não parecer um colchão de pelos é suficiente para homens e mulheres. Os pelos protegem o corpo e a pele. Por isso que eles existem. Mas cada um faz o que achar melhor. O problema é que a maioria das pessoas passou por uma lavagem cerebral para crer que pessoas sem pelos são mais bonitas. Não é algo inerente ao ser humano acreditar nisso.

    Obs2: A mulher que não se depila tem muita personalidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: