quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mensagem Subliminar

Você já ouviu falar de mensagem subliminar? Não sabe o que é isso e o que isso pode fazer em você?
Então vai saber, pois hoje é esse o assunto da nossa postagem. Vamos lá:


Mensagem subliminar   é tudo aquilo que está abaixo do limiar. É menor sensação detetável conscientemente. São estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.
Mensagem subliminar pode ser dividida em duas características, perceção e de persuasão.
perceção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. O subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.
persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

Ai você está em casa assistindo tv e de repente vem uma vontade do nada de comer um doce, de tomar um refrigerante sem se dar conta que ao longo da programação foram enviadas imagens induzindo o consumo das mesmas. 
Um caso concreto sobre isso aconteceu quando o gerente de Marketing e publicitário Jim Vicary influenciou o comportamento de uma plateia de cinema durante a projeção do filme “Picnic”, em 1956. Com um taquicoscópio (espécie de projetor de slides), ele veiculou mensagens com as frases “Drink Coke” e “Eat Pop Corn”, de forma rápida demais para ser percebida conscientemente. A projeção do slide na velocidade de 1/3.000 de segundo, sobreposto ao filme, fez com que a repetição do sinal subliminar causasse efeitos no subconsciente do público. Apesar de a experiência não ter dados exatos ou rigor científico, observou-se um aumento de 57,7% nas vendas do refrigerante e de 18,10 % da pipoca.
Efeitos subliminares relacionados ao som também são amplamente debatidos e sua real funcionalidade é constantemente colocada à prova. Algumas correntes indicam que é possível encontrar mensagens demoníacas e de apelo sexual em músicas tocadas ao contrário, técnica conhecida como backward masking. Porém, não há nada que comprove cientificamente que o ser humano seja capaz de captar esse tipo de mensagem às avessas.
Percepção subliminar ocorre quando um estímulo apresentado abaixo dos limites da percepção consciente é reconhecido como influenciando nossos pensamentos, sentimentos ou ações.

Vamos aos casos famosos:


Disney e seus  casos estranhos...

  • Na capa de “Mickey Mouse: Bladid”, também avistaram um suposto pênis onde seria o corpo da Minnie
  • Esse filme “A Pequena Sereia” é um dos mais criticado, na capa aparece um suposto órgão genital masculino e depois o padre celebrando o casamento com o membro ereto.
  • O filme 101 dálmatas, o pequeno dálmata tem um simbolo da playboy e também aparece uma cartaz com uma mulher nua.

  • Em 1999, três dias após o lançamento em home-vídeo de 'Bernardo e Bianca', a Disney recolheu três milhões de cópias porque a imagem de uma mulher nua aparecia em uma janela. A empresa se recusou a dizer com ela foi parar ali. 

                                      
                                          Toy Story, tire suas próprias conclusões!


Coca-cola e McDonalds


Como todos sabem, coca-cola e MC já formaram aliança muito tempo. E me digam, quando vão pedir seu Big Mc qual bebida vem em mente para acompanhar?

Merchandising:

A televisão a todo momento mostra como alguns produtos são "superiores aos outros". Mas talvez você nem perceba que os comerciais começam antes mesmo do intervalo. Em filmes e novelas, é muito comum o aparecimento de produtos de marcas famosas sendo consumidos pelos mocinhos da história.
Aposto que tem um montão de meninas desejando essa coleção de esmaltes.
Esse tipo de publicidade gera ótimos resultados para as empresas anunciantes. Há estimativas de que, em horário nobre, personagens das novelas não bebem um refrigerante por menos de 500 mil reais.

E mais:
Você conhece o ditado que diz que “uma mentira contada mil vezes se transforma em uma verdade”? Pois o cérebro humano funciona mais ou menos dessa maneira e, quando não estamos preparados, acabamos acreditando em mensagens que são repetidas inúmeras vezes, mesmo que elas não sejam as mais sinceras.
Dessa maneira, palestrantes dos mais diversos tipos conseguem fazer com que seu público seja convencido de diversas “verdades”. Essa técnica, aliada às práticas de reprogramação, pode causar muitas mudanças de comportamento e mentalidade nas pessoas que foram atingidas pela “lavagem cerebral”.
Geralmente, os oradores começam seus discursos baixando a confiança dos ouvintes, fazendo com que eles se sintam muito mal. Depois, começam a mostrar que o melhor jeito de superar os problemas relacionados aos seus erros – que acabaram de ser apontados – é seguir os passos do palestrante.

Gostaram? Bjs!
Fontes:
http://www.silentidea.com.br/
www.Wikipédia.com
http://www.tecmundo.com.br
www.administradores.com.br/noticias



3 comentários:

  1. Não entendi a do Toy Story...
    A primeira imagem é manipulada pra que a sombra seja percebida na segunda, é isso?

    ResponderExcluir
  2. Na segunda é a foto original, manipularam pra que aparecesse aquilo..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: